No processo de venda de uma empresa podem existir inúmeros fatores que podem influenciar.
O fator emocional é preponderante, muitos empresários consideram o negócio como se fossem sua própria vida.
Os compradores veem a compra com muita objetividade, o que interessa são os números apresentados, e o resultado financeiro dentro do cenário econômico em que a empresa atua.
Portanto existem visões diferentes, e para que o negócio se concretize é necessário haver harmonia entre comprador e vendedor.
O comprador precisa se sentir seguro, ter total confiança sobre o que está comprando e não ter surpresas durante o processo, é preciso ser bastante realista e transparente nas informações que estão sendo apresentadas.
RESULTADOS FINANCEIROS
Na maioria das atividades, comerciais ou serviços, o preponderante e determinante para avaliarmos o preço justo de venda é a planilha financeira, onde essa demonstrará os resultados obtidos, com a venda de produtos e serviços oferecidos pelo negócio, bem como todas as despesas inclusive as provisões de férias e 13º dos funcionários e os respectivos impostos que recaem sobre a folha.
Essa planilha deverá estar sempre atualizada. Ela é o espelho financeiro dos resultados obtidos.
ASPECTOS LEGAIS
É de suma importância que todos os documentos que comprovem a veracidade das informações fornecidas, estejam a mão no momento da visita de um cliente a empresa
É certo que a visita e reunião entre as partes, for agendada, o comprador já manifestou interesse no negócio, baseado nas informações previamente fornecidas.
A comprovação in loco das informações diminui drasticamente o tempo das negociações e consequente fechamento do negócio, sem o desgaste causado pela falta de informações e documentos, que acaba causando stress na negociação. O ideal é que o empresário tenha a mão na visita e reunião agendada uma pasta com toda documentação atualizada, conforme segue abaixo:
DOCUMENTOS DIVERSOS
INFORMES FINANCEIROS
RECEITAS
DESPESAS (de maior valor)
APARÊNCIA
Pode não parecer, mas as instalações acabam influenciando, positivamente ou negativamente no processo de venda. Ter uma loja limpa, organizada com um bom visual, enche os olhos do comprador, ajuda muito na decisão de compra.
Estas são algumas dicas que ajudam muito em todo o processo de venda. Cumprindo este roteiro, a venda será tranquila, sem desgaste e com rapidez.